PROJETO:
O blog: espaço de incentivo a leitura
1. Problema:
Atualmente as tecnologias, especialmente o computador com acesso à internet, estão ocupando bastante tempo da maioria dos estudantes em contraponto à sua dedicação aos trabalhos escolares. Os que não possuem computador com acesso à internet em casa buscam nas lan house, em laboratórios de informática comunitários e das escolas, nos horários inversos aos de aula e, principalmente, em casa até tarde da noite. Destas averiguações surgiram as reflexões: O que os estudantes encontram na internet que as faz ler e escrever, concentradas e dispostas por horas em frente ao computador? O que está faltando na escola e na sala de aula para que os alunos se encantem da mesma forma pela leitura e pela busca de conhecimentos na sala de aula?
2. Objetivos:
2.1. Objetivo Geral
Motivar a leitura e sua importância, através de uma Oficina Tecnológica, no Laboratório de Informática, com a criação de um blog enriquecido com o uso das mídias e tecnologias disponíveis na escola, para favorecer a aprendizagem e a interação entre professores e alunos.
2.2. Objetivos Específicos:
- Observar as práticas de leitura e escrita realizadas na Escola Estadual de Educação Básica Barão Homem de Melo, de Alto Alegre-RS;
- Identificar a quantidade e qualidade de leitura realizada pelos alunos e professores desta escola;
- Organizar uma oficina tecnológica no laboratório de informática da escola, em horário inverso ao de aula, para criar e alimentar um blog usando os recursos de edição e postagem oportunizar manuseio das mídias e tecnologias disponíveis na escola.
- Descrever e analisar as atividades realizadas na oficina tecnológica e os resultados obtidos em relação às práticas de leitura do grupo de alunos.
3. Público a ser envolvido:
Os envolvidos serão um grupo de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental que estiverem dispostos a participar das aulas em horário extra-classe. Serão assessorados pela professora de Língua Portuguesa, a atendente da biblioteca e a monitora do Laboratório de Informática da Escola Barão Homem de Melo, de Alto Alegre - RS.
4. Metodologia
Num primeiro momento será observada as práticas de leitura na escola, qualidade e quantidade de livros lidos pelos aluno que farão parte da Oficina Tecnológica.
Num segundo momento realizar-se-á as práticas na Oficina Tecnológica de construção do blog em parceria com os alunos participantes, incentivando à postagem de resumos e resenhas das leituras realizadas, acrescentando nas postagens as produções realizadas com o uso das mídias e tecnologias disponíveis na escola.
Num terceiro momento serão analisadas as constatações dos efeitos das práticas no grupo e em seguida far-se-á um computo com ajuda da professora de Língua Portuguesa e da bibliotecária, para registro e divulgação dos resultados da pesquisa para a elaboração de artigo científico.
5. Cronograma:
Roteiro das atividades da oficina:
1ª. Aluno: Pesquisar fichário da biblioteca: Quantos e no 1º semestre/2011? (fazer tabela)
2ª. Selecionar livros para leitura;
3ª. Regras de “netiqueta”: boa educação na internet:
4ª. Escrita formal e informal: como escrever; para quem escrever;
5ª. Construções Textuais; narração, dissertação, resumo, comentários, história em quadrinho;
6ª. Construções midiáticas: vídeos, fotos, gravações, digitalizações;
7ª. Correção: ortografia; concordância; texto, roteiros;
8ª. Edição: digitação, digitalização de texto escrito a mão e desenhos;
9ª. Divulgação do trabalho: filmar e fotografar alunos, livros, atividades em grupo;
10ª. Postagem: digitação no blog, download de fotos e vídeos; inserir cor, gifts, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário